PRECISAMOS DE UMA REFORMA TRIBUTÁRIA NO BRASIL. E RÁPIDO.

O país precisa de uma Reforma Tributária!
Afinal, hoje temos uma das mais complicadas formas de arrecadação do mundo. Além de ineficiente e ultrapassado, nosso sistema tributário é extremamente complexo, burocrático e, principalmente, injusto. No Brasil, existem cinco tributos sobre os bens e serviços e inúmeras legislações: federal para IPI e PIS/COFINS, 27 estaduais do ICMS e 5.570 municipais do ISS. Enquanto isso, outros 168 países adotam apenas a legislação do imposto sobre bens e serviços (IBS).
Essa divisão gera, além de confusão, distorções nas arrecadações e na distribuição dos recursos arrecadados. O fato dos tributos serem administrados por diferentes órgãos e cobrados na origem abre brechas para diferentes critérios e regulamentações. Enquanto os estados e municípios mais pobres pagam mais tributos, os mais ricos têm uma carga menor, criando uma desigualdade muito grande. Essa desigualdade impacta nas políticas públicas de estados e municípios, comprometendo suas capacidades de investimentos, estimula a guerra fiscal e prejudica o crescimento do país como um todo.
E qual a solução para tudo isso?
As propostas em estudo para a Reforma Tributária sugerem a extinção de diversos tributos que incidem sobre bens e serviços. Eles seriam substituídos por um só imposto sobre valor agregado. Essa unificação dos impostos traz muitos benefícios para toda a sociedade: simplicidade na cobrança, eliminação da cumulatividade e uniformidade em todo o país. Com uma Reforma Tributária ampla e justa sobre o consumo, teremos um Imposto sobre Bens e Serviços cobrado sobre todas as mercadorias e serviços consumidos, trazendo mais equilíbrio, eficiência e justiça para empresas e pessoas. Ainda há muito para se discutir sobre a Reforma Tributária. Porém acreditamos estar no caminho certo, possibilitando o crescimento e o progresso que nosso país necessita.
Nós da ABIMAQ apoiamos a reforma, pois enxergamos os benefícios que ela pode trazer para toda a sociedade e todos os setores da economia. Só uma reforma nos moldes que está sendo discutida pode corrigir as distorções da indústria e proporcionar o crescimento do país com mais igualdade social.
Inscreva-se no Seminário Reforma Tributária: Crescimento Econômico e Redução de Desigualdade Social.