Informe-se

REFORMA TRIBUTÁRIA: MITOS E VERDADES.

Por ser um tema complexo, que impacta toda a sociedade e todos os setores da nossa economia, a Reforma Tributária acaba despertando muitas dúvidas e abrindo espaço para interpretações equivocadas.

Para ajudar a esclarecer alguns pontos importantes e mostrar os reais benefícios que a reforma trará para o crescimento do nosso país, separamos alguns mitos e verdades.

  • A reforma vai reduzir os empregos: MITO.

Estima-se um crescimento adicional da economia entre 12% e 20%, num período de 10 a 15 anos. Isso significa em média R$ 470,00 de renda a mais, por mês, para cada brasileiro, assim como 12 milhões de novos empregos.

 

  • A reforma vai criar mais impostos: MITO.

A proposta é substituir cinco impostos extremamente complexos – PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS – por um ou dois impostos sobre o valor adicionado (IVA) e um imposto seletivo sobre produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

 

  • Regulamentos iguais para todos os Estados e Municípios, reduzindo as regras existentes: VERDADE.

O sistema tributário vai ficar muito mais simples, porque a reforma diminui a quantidade de tributos e define regras harmônicas entre eles.

 

  • A reforma vai ajudar a combater a inflação: VERDADE.

Com o fim das distorções e uma melhor organização da atividade econômica, a reforma reduzirá custos de fabricação de bens e serviços permitindo a redução de preços para o consumidor final.

 

  • A reforma vai beneficiar os mais ricos: MITO.

A proposta vai beneficiar todos os brasileiros, em especial os mais pobres, que hoje são mais tributados que os mais ricos. Além de eliminar essa distorção, a reforma vai possibilitar a devolução, em dinheiro, de parte do imposto pago pelos mais pobres, por meio de um mecanismo de cashback.

 

  • O Simples Nacional será mantido: VERDADE.

O Simples Nacional será mantido e as micro e pequenas empresas (MPEs), caso lhes seja mais favorável, poderão optar pela apuração do IVA pelo sistema de débito e crédito. Ou seja, a reforma tributária também será positiva para a MPEs!

 

  • A reforma vai prejudicar o agronegócio: MITO.

Estudos mostram que o agronegócio terá crescimento adicional de 11%. Além disso, pequenos produtores rurais, que representam 90% dos estabelecimentos agropecuários, receberão tratamento favorecido. E o exportador de produtos agropecuários também será muito beneficiado pela reforma! Hoje, os resíduos tributários – impostos invisíveis embutidos no preço dos insumos – representam cerca de 12% do preço dos produtos agropecuários exportados pelo Brasil. A reforma vai eliminar esses resíduos tributários e vai reduzir significativamente o custo da burocracia e de disputas administrativas e judiciais relacionadas a tributos.

 

  • O Brasil precisa de uma reforma com urgência: VERDADE.

Só com uma Reforma Tributária ampla e justa teremos condições de corrigir as desigualdades sociais e fazer o país crescer. O Brasil não pode mais conviver com a burocracia e a complexidade do sistema tributário atual.

 

A ABIMAQ é a favor da Reforma Tributária e acredita que ela será importante para toda a sociedade. Com diálogo e informação de qualidade, todos vão entender os benefícios que ela trará para o país.

Voltar